Orçamento

77 9 8853-4250 vendas@ouroverdegrameira.com.br

DICAS

Combate a pragas e doenças

Quanto mais bem cuidado e bem nutrido um gramado, mais resistente ele é ao ataque de pragas. Entretanto, é importante estar atento, pois cigarrinhas, paquinhas e cupins podem atacar a qualquer momento. Para reduzir o risco de isso acontecer, basta seguir algumas regras básicas:

  • Use sempre um tipo de grama adequado para o clima da região.
  • Apare a grama na altura recomendada para sua espécie.
  • Regue na medida certa.
  • Recolha as aparas de grama após a poda.
  • Fertilize corretamente o gramado.

Caso, mesmo com todas estas precauções, seu gramado seja atacado, consulte um técnico agrícola para obter orientações de como combater a praga em questão. Se isso não for possível, pulverize periodicamente calda bordalesa, pois a grande maioria das doenças que afeta os gramados é causada por fungos.

A calda bordalesa pode ser adquirida em pó em lojas de insumos agrícolas ou feita em casa. É só segui esta receita:

Encha uma vasilha com 18 litros de água. Em seguida, faça uma espécie de sache usando pano de saco e preencha-o com 200 gramas de sulfato de cobre.

Mergulhe parcialmente o sache na água por um período de três a quatro horas, ou até que o sulfato de cobre se dissolva completamente.

Em outra vasilha, dissolva lentamente 200 gramas de cal virgem em 2 litros de água. Despeje o leite de cal na solução de sulfato de cobre e mexa bem.

Antes de usar a calda bordalesa, faça um teste de acidez mergulhando uma lâmina de ferro no preparado. Se ele estiver muito ácido – o que pode prejudicar as plantas -, o ferro ficará escuro. Nesse caso, acrescente um pouco mais de leite de cal à calda e teste novamente. Quando o ferro não escurecer, a mistura está no ponto ideal.