DICAS
Como manter o gramado nas quatro estações do ano
Primavera
Na primavera, a grama sai do período de dormência e se desenvolve rapidamente. Para ajudá-la a crescer forte, faça uma adubação com fertilizantes próprios para gramados, vendidos em garden centers. Aplique de acordo com as recomendações do fabricante e regue em seguida para evitar que o produto queime as folhas da grama.
A estação também favorece o crescimento de ervas daninhas. Para eliminá-las sem prejudicar o gramado, é preciso retirá-la manualmente. Utilize um Firmino – ferramenta própria para isso – ou uma faca de cozinha.
O gramado deve ser regado todos os dias com pouca quantidade de água, ou pela manhã, ou pela noite. Nos períodos mais quentes do dia, a água evapora muito rápido e a planta não consegue absorver tudo.
Verão
As chuvas de verão e o calor estimulam o crescimento do gramado. Para que ele continue resistente, é importante mantê-lo na altura adequada à espécie de grama por intermédio de cortes constantes. Só não corte a grama quando ela estiver molhada, pois isso favorece a compactação da terra, dificultando a entrada de ar no solo.
No final do verão, prepare o gramado para enfrentar o friozinho do outono. Uma boa recita é espalhar, de forma uniforme, 40 g de NPK 25-5-10 por m². O adubo rico em nitrogênio favorece o crescimento do gramado. Quanto às regras, continue com o mesmo esquema seguido durante a primavera.
Outono
No outono, o gramado começa a se preparar para o período de dormência do inverno e já não cresce tanto. Como o clima começa a esfriar, regue pela manhã, para evitar que as plantas sofram com as temperaturas baixas da noite.
Quando o outono estiver terminando, ajude o gramado a se manter no inverno com uma adubação rica em potássio, com NPK3-12-6. Ela aumenta a resistência da planta a pragas e doenças.
Além desses cuidados, também é importante descompactar o solo a cada dois anos para que o oxigênio e os nutrientes circulem facilmente pela terra. Essa tarefa chama-se aeração e é fácil de realizar. Basta fazer furos de 15 cm no solo com a ajuda de um garfo de jardim e aplicar sobre a grama um substrato pronto para a cobertura de gramados (as instruções de como proceder estão na embalagem).
Inverno
Com a chegada do inverno, o gramado entra em dormência vegetativa. Quer dizer, poupa energia para agüentar os dias frios e de menos horas de luz, comuns nesse período. Por isso, as regas devem ocorrer pela manhã, duas ou três vezes por semana no máximo. Para saber se o gramado precisa de água, repare em suas folhas. Se elas começarem a enrolar, significa que precisam de água.
Nesta época, faça também cortes com freqüência mais espaçada e retire o resto da grama para evitar fungos. Outra dica é realizar coberturas no gramado com substratos prontos.
Reparos no gramado
Se o seu gramado apresentar pequenas falhas, você pode semear grama nesses lugares. Em defeitos maiores, opte por plugs ou por novas placas de grama. Veja a técnica mais utilizada para consertar falhas em locais determinados do gramado:
- Corte a área falhada em retângulo e retire essa camada de grama.
- Faça a aeração do solo compactado que estava embaixo da grama falhada.
- Aplique a nova placa de grama sobre o espaço recortado e apare os excessos.
- Deixe a nova placa no mesmo nível do gramado e, em seguida, regue bem.
Já para corrigir buracos e depressões causados pelo pisoteio da grama ou o assentamento da terra, adote o seguinte procedimento:
- Faça um corte em forma de cruz – com uma pá reta ou cortadeira – na dimensão da área afetada.
- Dobre para fora cada quadrante de grama separado pelo corte. Tome cuidado para não quebrar a malha do gramado.
- Complete o buraco com uma mistura de terra bem arenosa e livre de ervas daninhas. Desdobre os quadrantes sobre o conserto.